Páginas

terça-feira, 9 de junho de 2015

Cozinhar com sal? Esqueça!

Como ultimamente ando a ter mais atenção não só com a minha alimentação, mas com a de todos cá de casa, devido ao facto de estar a ter uma cadeira de nutrição com a nutricionista Ana Correia.

Decidi partilhar com vocês uma pequena pesquisa que fiz sobre ervas aromáticas, para conhecer e saber como e que as posso utilizar da melhor forma.

Porque e que em vez do sal, não vão ao vosso jardim aromático e apanham ervas frescas!! 
As ervas são uma maneira fantástica e nutritiva de juntar sabores interessantes à alimentação, e além disso são uma rica fonte de vitaminas, minerais, fibra e antioxidantes, ideais para as dietas baixas em sal!
ervas aromáticas para dar sabor na culinária
Salsa:é uma erva que nos permite apreciar os sabores de outros ingredientes.
Esta erva de cor verde brilhante é também uma fonte maravilhosa de nutrientes. É rica em clorofila, vitamina C e ferro. A clorofila ajuda a metabolizar o oxigénio, dando à salsa a capacidade de absorver odores. Por esta razão, é frequentemente utilizada como um neutralizador! É também um bom diurético, ajuda a aliviar a indigestão e a limpar o sangue. O seu segredo: juntar no fim da confecção ou antes de servir.

Coentros

Esta erva saborosa é um potente desintoxicante que expulsa os metais pesados, como o mercúrio e chumbo, dos tecidos adiposos (incluindo o cérebro e o sistema nervoso) para fora do corpo. Os coentros também ajudam a estimular o apetite e aliviam as flatulências e náuseas. Adicione a sopas, saladas, frituras e molhos para alinhavar um sabor perfumado floral.

Orégãos

É um forte anti-bacteriano, anti-viral e anti-fúngico. A palavra “orégão” significa “alegria da montanha” em grego – um nome adequado para esta deliciosa erva. Em saladas ou molhos de tomate, na pizza ou massas, até sobre o pão de alho, ajudará a dar uma força extra ao seu sistema imunológico nesta primavera.

Lúcia-lima

É frequentemente utilizada como um remédio para retenção de líquidos, esgotamento, depressão e ansiedade. Experimente juntá-la a um chá gelado. 

Louro

Actuando como um narcótico e sedativo, acredita-se que promove a saúde e a felicidade. Tem um sabor forte, quase amargo e picante. As folhas secas são frequentemente adicionadas a sopas e guisados, assim como a estufados de carne e frango para dar um subtil aroma e sabor. Uma folha de louro inteira é tudo o que precisa para uma panela média de sopa ou guisado. Lembre-se de a tirar antes de servir.

Manjericão

Manjericão doce não é apenas uma das mais importantes ervas aromáticas para culinária; também é excelente para estimular a digestão e acalmar os nervos. Manjericão fresco é comummente utilizado em França e Itália para fazer pesto e outros pratos à base de tomate. Também pode ser utilizado seco (tendo um sabor mais pungente) nas saladas ou como um ingrediente de pizza.

Hortelã

O mentol dá-lhe o seu caráter fresco e ajuda a reduzir o inchaço, espasmos e náuseas. É estimulante para o corpo e mente! Pode utilizá-la em molhos e geleias para complementar um cordeiro assado; ou esmagar e servir no seu gin favorito.

Erva-príncipe

Tem um delicioso sabor a limão muito característico da cozinha do sul da Ásia. Ajuda a aumentar a transpiração, alivia as cãibras musculares e dores de estômago. Pode adicionar esta erva às suas sopas para conseguir um sabor cítrico picante e doce; ou infundir com mel e juntar a mistura a sobremesas ou batidos.

Como armazenar as ervas

As ervas têm uma vida útil curta depois de serem colhidas, por isso é melhor ter o seu próprio jardim e apanhá-las quando precisar. 
Quanto mais frescas são, mais nutrientes e sabores contêm. Para as armazenar, o melhor é envolvê-las numa toalha de papel húmido e colocá-las num saco de plástico cheio de ar. Conservam-se melhor com os seus caules em água e oxigénio. 
Para reanimar ervas flácidas, corte os caules e coloque-as em gelo durante um par de horas.

E vocês já começaram a usar ervas em vez do sal? 
Conhecem mais algumas para além destas?
Coloquem nos comentários a vossa opinião :D
Já cheira a feriado eheheh
Beijinho 

2 comentários:

  1. Gostei bastante das dicas confesso que quando sou eu a fazer o comer ca em casa ah dias que me esqueço de meter o sal na comida
    beijinhos
    Convido-te a participar no sorteio do blog
    Giveaway Internacional Banggood.com
    CantinhoDaSofia

    ResponderEliminar
  2. Olá Sofia, eu quase que não meto sal na comida.
    Já sou viciada em ervas, coloco ervas em quase toda a comida eheheh
    Terei todo o gosto em participar!
    Caso estejas interessada também tenho dois passatempos em vigor:
    http://blogtitacatita.blogspot.pt/2015/06/passatempo-blog-tita-catita-cantinho.html
    http://blogtitacatita.blogspot.pt/2015/06/passatempo-vernizaria-2-kits-2.html
    Beijinhos

    ResponderEliminar