Páginas

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

OS MELHORES VINHOS PARA REFRESCAR O TEU VERAO

edf
Apesar de os brancos serem uma bebida para todo o ano, o calor desperta a apetência pelos aromas frescos e frutados. A oferta de vinhos brancos nacionais não pára de aumentar e a pensar nisso, hoje reunimos uma lista de dez sugestões descomplexadas de vinhos que podes escolher para servires no próximo pôr-do-sol, jantar ou festa com amigos. Os primeiros cinco podem ser lidos, como habitualmente, na nossa newsletter. Seguem mais cinco:

 Adega de Borba, Branco, 2014
Este D.O.C. Alentejo foi produzido a partir das castas Antão Vaz, Arinto e Roupeiro. Apresenta uma boa intensidade aromática, que conjuga frutos tropicais e citrinos. Sente-se o sabor a lima no final prolongado e suave. Perfeito para servir como aperitivo ou como acompanhamento de marisco, peixes frescos grelhados e carnes brancas sugere a Adega de Borba. Um vinho jovem e fresco, ideal para os dias quentes de verão (deve ser servido entre 8 e 10 graus).

Quinta do Gradil, Sauvignon Blanc & Arinto
Pomares, Branco, 2014
Três Bagos, Sauvignon Blanc, Branco, 2014
Herdade do Peso, Colheita Branco, 2014
Premiado no Concurso de Vinhos de Lisboa 2015, o Quinta do Gradil, Sauvignon Blanc & Arinto tem por base, como o seu nome indica, a nobre casta dos brancos nacionais (Arinto) e a uma das mais famosas castas mundiais (Sauvignon Blanc) resultando este casamento num vinho com boas notas minerais, acidez viva e fresca, e um final equilibrado. Este vinho da Quinta do Gradil é uma boa opção como aperitivo ou harmonizado com peixes, carnes brancas, pratos vegetarianos e orientais.

Excelente sugestão para este verão, o vinho branco Pomares, colheita de 2014, da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, localizada no Douro, justifica a fermentação em cubas de inox a baixa temperatura. Apresenta-se com boa mineralidade e frescura, que reforçam o seu caráter jovem, final persistente e aromas a frutos tropicais. Foi produzido a partir das castas Viosinho, Gouveio, Rabigato e é ótimo para acompanhar refeições leves e frescas de verão ou para petiscos com sabor a mar.

Esta aposta do produtor duriense Lavradores de Feitoria resulta num vinho exuberante, muito frutado e fresco, afinal, as características que elevaram a casta Sauvignon Blanc ao top mundial dos brancos. Destacam-se neste monocasta, os aromas a ananás e o final persistente, mas agradável. É excelente como aperitivo e ótimo acompanhante de pratos de peixe ou marisco, que tantas mesas enchem durante os meses de verão.

Com assinatura do enólogo Luís Cabral de Almeida, Herdade do Peso, Colheita Branco, 2014 é um vinho monocasta: 100% Antão Vaz. Desde a Vidigueira, nasceu um vinho surpreendente, ainda que produzido com a casta rainha dos brancos alentejanos. No nariz destacam-se os aromas de flores citrinas, ameixa branca e algum pêssego. A acidez garante um final longo e fresco. Pode ser servido como aperitivo ou a acompanhar pratos de peixe, saladas e algumas carnes brancas. “É um vinho ideal para a época do ano em que estamos!”, garante a Herdade do Peso.


Sem comentários:

Enviar um comentário